A Amazon é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em aproximadamente 315,5 bilhões de dólares. Fundada em 1994, por Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, oferece um e-commerce com vasto catálogo de produtos e serviços.

A Amazon é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em aproximadamente 315,5 bilhões de dólares. Fundada em 1994, por Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, oferece um e-commerce com vasto catálogo de produtos e serviços.
Em contrapartida aos direitos adquiridos quando uma marca é registrada, existem as proibições que passam a integrar a marca. A lei 9.279/96, no seu artigo 129 e seguintes, dispõe sobre os direitos e proibições inerentes à marca quando registrada.
Provavelmente, você conhece a famosa marca de whisky, Johnnie Walker. Por ser registrada, a marca Johnnie Walker é legalmente protegida, razão pela qual confere ao seu titular o direito de, além de buscar indenização pelo uso indevido, requerer judicialmente que terceira pessoa deixe de utilizar marca similar ou idêntica.
Os países membros utilizam o acordo como forma principal de classificação das marcas, mas podem utilizar outras formas subsidiárias para auxiliar na classificação dos produtos e serviços. Ao todo são 45 classes, sendo 1 a 34 referentes à classificação de produtos e 35 a 45 referentes a classificação dos serviços. As classificações são definidas por títulos principais e subclassificações.
A convenção de Paris é um dos principais acordos no âmbito da propriedade industrial. Dela participam diversos países do mundo. O objetivo principal da convenção é conferir a todos os membros um tratamento igualitário e consequentemente reprimir a concorrência deslea
O mercado atual se comunica de diversas formas, dentre essas inúmeras possibilidades de relações está o licenciamento das marcas. O acordo de licenciamento somente pode existir entre marcas registradas e outras propriedades intelectuais.
As marcas que possuem status de notoriamente conhecidas dispõem proteção especial, pois não há necessidade de registro em diversos países para que estas sejam protegidas internacionalmente. O objetivo dessa proteção é garantir que uma marca internacionalmente conhecida não seja apossada de forma ilegal pela falta de registro
Uma marca é considerada de alto renome quando é conhecida pelo público em geral. As marcas consideradas de alto renome são protegidas de forma especial, pois possuem ampla proteção em todas as classes, independente se o registro foi realizado em apenas um segmento.
É importante esclarecer que o registro de um não substitui o registro do outro. Isto é, o registro do domínio na internet não garante o direito do registro da marca, nem vice-versa.
Uma marca registrada possui direitos, e é detentora de deveres. Um dos deveres principais da marca é ser utilizada, ou seja, ela deve exercer seu papel. Quando isso não acontece a marca pode ser considerada caduca.