Ninguém acende uma lâmpada e a esconde, assim como ninguém cria uma marca e a deixa longe da vista das pessoas. Uma marca deve ser vista e, assim como uma lâmpada, “iluminar” os clientes com as soluções que oferece. Por isso, é muito importante que o marketing faça parte da sua empresa, pois é ele que possibilita que seu negócio seja conhecido.
Marketing, por definição, é a busca por satisfazer as necessidades dos clientes em troca de lucro, buscando um relacionamento de longo prazo. Essas necessidades já existem, e fazem parte da vida de todos nós. O marketing leva sua empresa até as pessoas para que você apresente as soluções que elas precisam. Seja online ou offline, o marketing é indispensável para o seu negócio.
Portanto, ter uma estratégia de marketing é essencial, pois é por meio dela que você mostra sua empresa, ideias e soluções para o mercado. Só que existe um “porém”: para lançar sua marca ao mundo, é necessário que ela esteja segura. Imagine só jogar uma pessoa especial para você em meio a uma selva sem recursos de defesa. Há muitos riscos, não é? É isso que você faz com sua marca quando a divulga sem que ela esteja registrada.
Qual a relação entre marketing e registro de marcas?
A verdade é que o registro de marcas é o primeiro passo de um plano de marketing. Esse registro garante a você direitos exclusivos. Sua marca é a identidade do seu negócio e sua principal ferramenta de publicidade. Com a falta de registro, tudo isso está comprometido.
Quando sua marca é registrada, você pode divulgá-la sem medo de que terceiros se apropriem dela. Se isso acontecer, você pode acionar o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que notificará a pessoa que faz o uso indevido de sua marca. Sem o registro, você fica do lado oposto, em risco de ser notificado e multado por uso indevido de marca.
Acredite: sua marca é uma boa ideia. A verdade é que todos estão procurando por boas ideias. Quem não cria, copia. Sua marca pode até ser sua, mas pode ser copiada por um empreendedor mal intencionado que, depois de realizar o registro, se torna dono da marca criada por você.
O registro de marcas também é utilizado para fazer uma narrativa de exclusividade, para mostrar o quanto você se preocupa com sua empresa e tem responsabilidade com ela. Você até pode fazer isso sem o registro, mas não deve. Se você estiver usando um nome sem registrar e alguém registrar antes de você, como dissemos anteriormente, acabou a exclusividade e a estratégia de marketing.
Então, o que fazer?
Pensou em um bom nome para sua marca? Já está com toda a ideia de seu negócio pronta? Então, registre. Não jogue a sua ideia para o mundo sem que ela esteja segura. O INPI é a única garantia de segurança para uma marca no Brasil. Você pode até ser uma pessoa jurídica, ter um nome fantasia, um domínio comprado e uma conta no Instagram verificada, mas só o INPI protege sua marca de verdade.
Você não está sozinho(a) nesse processo. Nós estamos prontos para garantir que sua marca seja registrada o mais rápido possível. Clique aqui e comece sua estratégia de marketing pelo registro de sua marca.