Carrinho

 

 

Paladin Marcas

Registro de marca e nome fantasia é a mesma coisa?

Ainda hoje é muito comum que existam dúvidas sobre o nome fantasia e a marca de uma empresa. Afinal, seriam os dois a mesma coisa? Se não, quais as diferenças que existem entre os conceitos?

Se você também tem essas dúvidas, fica tranquilo que você não está sozinho. Principalmente no início do empreendimento, as similaridades entre nome fantasia e marca geram confusão, mas não, não se trata da mesma coisa com nomes diferentes.

Bora entender melhor o que é nome fantasia e o que é a marca do seu negócio? Vem com a gente, a Paladin te conta tudo o que você precisa saber sobre.

Nome Fantasia x Marca: entendendo as diferenças

O nome fantasia não é nada mais que o nome popular que uma empresa apresenta ao mercado e consumidores, sendo que, geralmente, o nome fantasia costuma ser uma abreviação da razão social da empresa, com o objetivo de popularizar o negócio.

Já a marca é um dos principais ativos de um empreendimento, sendo a entidade responsável por se relacionar com os consumidores.

Seu cliente não faz negócio com seu CNPJ, mas com a sua marca, que mais que um nome é um elemento pensado de forma estratégica para atrair e comunicar. Toda cor utilizada em uma marca, por exemplo, tem um motivo para tal.

Podemos dizer que a marca é “persona” do seu negócio, ou seja, a personificação do mesmo para o mercado.

Dito isso é importante reforçar: adotar um nome fantasia, ainda que baseado em sua razão social, não significa ter direito sobre o mesmo. Se você deseja proteger seu nome e identidade, precisa realizar o registro de marca junto ao Instituto da Propriedade Industrial.

O registro no INPI é a única forma de garantir o direito sobre o uso de uma marca no Brasil, sendo que qualquer outro processo que envolva o nome da sua empresa, como o registro de domínio na internet, por exemplo, não cumpre essa finalidade.

Proteja sua marca, sem se preocupar com a burocracia, com a Paladin

Quando um negócio não realiza o registro de sua marca, vive sob o risco de ser obrigado a mudar a marca e sua identidade. Para que isso aconteça, basta que uma pessoa física ou jurídica dê entrada no processo junto ao INPI e assim tenha o direito sobre a mesma.

Registrar a marca no INPI é um investimento fundamental para que a sua empresa possa crescer e conquistar o mercado, com segurança e sem riscos de ter que mudar toda a identidade do negócio de uma hora para a outra.

A Paladin é especialista em registro de marca, cuidando de todas as etapas do processo no INPI. Você protege o maior ativo do seu empreendimento sem precisar se preocupar com burocracia, mantendo o foco no que sabe fazer de melhor: a gestão da sua empresa.

Vem conhecer nossos planos para registro de marca no INPI e fique ligado nas nossas mídias sociais para mais conteúdos que vão tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte 100% Digital

Onde você estiver

Estorno garantido

7 dias de dinheiro de volta garantido

Garantia Nacional

No Brasil inteiro 🇧🇷

Compra Segura

Via PayPal

® Paladin Marcas 2020