Quanto vale a tranquilidade de saber que a sua marca está protegida por 10 anos? Quando o assunto é registro de marca no Instituto da Propriedade Industrial (INPI), um dos principais questionamentos é em relação ao valor necessário para realizar o processo.
Muitos pensam que o registro de marca no INPI, além de burocrático, exige o investimento de grandes cifras, sendo, assim, restrito para as grandes empresas.
Se você também pensa assim, esse artigo foi feito para você. A verdade é que registrar a marca no Instituto da Propriedade Industrial pode ser muito mais simples e barato do que você acredita.
Vem com a gente descobrir.
Registrar a marca no INPI é investir na proteção do seu negócio
Responda rápido: qual seria o seu prejuízo se de um dia para o outro se visse obrigado a abrir mão da sua marca?
Lembre-se que, nesses casos, além de ter que reformular toda sua identidade é preciso divulgar a mudança de forma ampla e ainda assim muitos clientes podem nunca mais encontrar o seu negócio.
Sem muitos cálculos, você já deve ter percebido que os custos envolvidos, tanto os financeiros quanto os de imagem. São altíssimos! Sua empresa está correndo esse risco?
A única forma de proteger e garantir a concessão do direito sobre o uso de uma marca no Brasil é através da realização do registro de marca no INPI.
Caso sua marca ainda não esteja registrada, os riscos de se encontrar em uma situação onde seja obrigado a deixar ela de lado são reais.
A qualquer momento você pode receber uma notificação exigindo que deixe de utilizar sua marca – e em muitos casos tenha que indenizar o verdadeiro proprietário da mesma.
Diante dessa situação, e sabendo que o registro de marca no INPI é válido por 10 anos, podendo ser renovado ilimitadas vezes, já poderíamos dizer que os valores envolvidos nesse processo não são altos comparativamente aos riscos.
Mas, além disso, a verdade é que as taxas exigidas pelo instituto para realizar o registro de marca possuem valor acessível à maioria das empresas, especialmente para as pequenas (MEI, ME e EPP).
De forma geral, existem duas taxas federais que devem obrigatoriamente ser pagas durante o processo:
- Taxa de protocolo de pedido, no valor de R$ 142,00.
- Taxa de concessão, paga ao final do processo, no valor de R$ 298,00.
Caso decida realizar o processo sozinho, são esses os valores envolvidos. Contudo, é recomendado contar com o serviço de especialistas no INPI para conduzir seu registro.
O registro de marca no INPI é trabalhoso, longo (de 8 meses a 1 ano até ser concluído) e em caso de erros na solicitação, além da sua marca se manter desprotegida, terá que arcar com novos custos da refação do processo.
Ao contar com o serviço de especialistas, como a Paladin, você garante a máxima segurança no registro de marca no INPI e passa longe da burocracia. É mais tranquilidade para manter o foco onde importa: seu negócio.
Vem conhecer os nossos planos e compartilhe esse artigo com o amigo empreendedor que ainda acredita que registrar a marca no INPI é caro.
Até a próxima