A única forma possível de você proteger e garantir o direito de uso da marca de seu negócio é por meio do registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Embora essa não seja uma medida obrigatória para uma empresa, é altamente recomendada.
A marca é a identidade de seu negócio, é o que o diferencia da concorrência, bem como seus produtos e serviços. Mais do que isso: a marca comunica, atrai e se relaciona com o consumidor.
Quando você opta por não realizar o registro da marca, corre o risco de uma hora para outra ter que abandonar ou reformular essa identidade, independente por quanto tempo a utilize. Como? Bastando que outra pessoa física ou jurídica tenha ou adquira os direitos sobre a marca.
Já pensou ver todo aquele trabalho de anos de construção de marca jogado no lixo de uma hora para outra? Além de ter de começar tudo de novo, nesse processo você pode ver seus clientes sumirem e sua reputação desabar.
Não deixe para amanhã, registre a sua marca hoje!
Muitos empreendedores, em especial de pequenas e médias empresas, acabam assumindo o risco de não perder a marca, seja por desconhecimento ou por acreditar que o processo de registro é muito complicado e burocrático.
Infelizmente, quem pensa assim não está de todo errado. O registro de marca no INPI ainda hoje é um processo burocrático e moroso, levando de três a quatro anos para ser concluído, prazo que se estende quando alguns erros são cometidos.
Um erro comum é dar entrada no pedido de registro sem pesquisar se a marca já é registrada por terceiros. Essa consulta inicial deve ser feita pelo solicitante. Caso a sua solicitação seja referente a uma marca já registrada por terceiros em um mesmo setor de atuação, o registro é negado, sendo preciso reiniciar o processo.
Outro tipo de erro comum que atrasa o processo de registro é a escolha de nomes não aceitos pelo INPI, como aqueles que são sinônimos do produto ou serviço que designam. Caso sejam, o registro é negado e mais uma vez é preciso reiniciar o processo.
Erros na solicitação do registro no INPI, além de atrasarem a obtenção dos direitos de uso, ainda custam dinheiro. Vale lembrar que o registro da marca não é gratuito, sendo exigido o pagamento de taxas para que seja iniciado.
Uma dica para apressar o seu registro, economizando tempo e dinheiro, é contar com os serviços especializados de uma consultoria, como a Paladin. Nossos especialistas estão prontos para te orientar e realizar a proteção da sua marca com a máxima segurança, assertividade e agilidade.
Não deixe o maior ativo a sua empresa desprotegido. Vem conversar com a Paladin e vamos juntos proteger a sua marca.
Até a próxima!