Listamos aqui alguns produtos para que você diga a primeira marca que vem à sua mente. Pense em:
- Uma lâmina de barbear;
- Amido de milho;
- Bebida de cola;
- Smartphones;
- Sabão em pó.
Você, certamente, deve ter pensado nas seguintes marcas:
- Gillette;
- Maizena;
- Coca-Cola;
- iPhone;
- Omo.
Essas marcas que saltam em sua mente são chamadas de “top of mind”, que, traduzido para o português, significa “topo da mente”. São as marcas que estão em primeiro lugar aí, no seu pensamento. Tudo o que as marcas desejam é ocupar esse lugar na mente do público.
Mas, afinal de contas, qual o segredo para ocupar esta posição entre o público?
Uma marca “top of mind” tem bem definida sua imagem, seu logo, design e marketing de marca. O trabalho de propaganda que realiza planeja criar ou mesmo manter a autoridade entre o público. Quando uma marca alcança esta posição, se torna mais importante e relevante do que o produto que oferece.
E é então que surge o poder da marca.
O que é o poder da marca?
O poder da marca é a influência que sua empresa tem no mercado em que atua. Este poder existe quando uma marca cria um produto ou serviço que vale muito mais do que o do concorrente em um mercado lotado de ofertas. Porém, o foco não está no produto em si, mas na marca.
Por que focar no poder da marca, e não só no produto?
Quando uma marca está bem estabelecida no mercado, e ocupa o topo da mente dos consumidores, não importa qual produto lance, os clientes estarão dispostos a fazer seus investimentos. A Apple é um excelente exemplo disso.
Apesar de, sim, ser importante cultivar produtos e serviços da mais alta qualidade, também é essencial entender que as marcas ocupam uma posição vital no mercado econômico.
Marcas fortes, clientes fidelizados
Marcas poderosas fidelizam os seus clientes. Certamente você já ouviu alguns usuários da Apple dizendo que não trocariam seus iPhones por celulares de outras marcas. Há também aqueles que não abandonam a Coca-Cola pela Pepsi. Marcas poderosas inspiram lealdade.
Além disso, marcas poderosas tem seus usuários como verdadeiros agentes de marketing. Por onde vão, seus clientes espalham os benefícios de seus produtos.
Qual é o primeiro passo deste processo?
Este processo em que tratamos a construção e o fortalecimento de uma marca é chamado de Branding. Porém, antes de o Branding ter início, há algo indispensável que muitas pessoas ignoram: o registro de marca. Sem o registro, o trabalho de posicionamento de marca no mercado é prejudicado.
Logo, o registro de marca é a primeira etapa do plano de marketing para fortalecimento da marca.
Tornar sua marca conhecida, certamente, é seu maior objetivo, mas para fazer isso é necessário que o registro seja feito. Afinal de contas, uma marca de autoridade tem a exclusividade como seu maior trunfo, logo, sem o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) esta exclusividade está comprometida.
Nós, da Paladin, ajudamos você a dar esse primeiro passo rumo a uma marca consolidada e poderosa no mercado. Entre em contato conosco e comece agora sua jornada rumo ao sucesso no mercado.