O desejo de todo empreendedor é ver seu negócio crescer, conquistar mercados e se tornar referência de qualidade junto aos consumidores. Até chegar a um ponto que pode até mesmo abrir franquias ou licenciar produtos para levar seu nome ainda mais longe.
Claro, alcançar esse objetivo não é nada fácil, especialmente em um cenário que sua empresa enfrenta gigantesca concorrência nacional e estrangeira.
Conquistar a atenção do consumidor e convertê-lo em cliente é um processo trabalhoso que requer muita dedicação nas mais diferentes frentes do negócio, sendo que a sua marca cumpre um papel essencial para isso. A marca é sua identidade, é ela que se comunica com o público.
Mas já pensou se depois de muito trabalho você torna sua marca referência em seu setor de atuação e de um dia para o outro se vê obrigado a abandona-la? Acredite: casos como esse existem para mostrar a importância do registro de marca.
A importância do registro de marca para o seu negócio
No Brasil, o responsável por conceder o certificado de registro de marca é Instituto da Propriedade Industrial, popularmente conhecido como INPI.
É no INPI que encontramos as informações sobre todas as marcas registradas e com direito de uso exclusivo da criação garantido do país.
E o que significa isso? Que aquele que tem concessão sobre o uso da marca – que é temporária – deve receber todos os retornos financeiros e autorias gerados pela mesma, vetando a possibilidade de cópias ou utilização indevida da marca por terceiros.
Aqui vale uma observação: é justamente pelo direito de receber os retornos financeiros que quando um negócio é acionado por uso indevido de marca, geralmente além de ter que mudar a sua identidade, deve pagar indenização ao titular, uma vez que o lucro obtido com a marca de outrem é indevido.
Apenas o registro de marca no INPI protege uma marca e garante que o negócio possa utilizá-la sem riscos e dentro da legalidade. Sem o certificado de registro da marca, a qualquer momento pode-se receber uma notificação de uso indevido, amargando enormes prejuízos.
E não apenas pela necessidade de reelaborar a marca, ou por ser obrigado a custear pesadas indenizações, mas também – e talvez principalmente – por perder a identidade junto aos consumidores, que podem não mais conseguir te achar ou até mesmo comprarem produtos de terceiros acreditando ser da sua empresa.
Além disso, apenas com marcas registradas é possível adotar o modelo de franquias e licenciar a sua marca, logo, embora o procedimento não seja obrigatório, o registro de marca no INPI se mostra essencial para quem deseja crescer com segurança.
A Paladin está pronta para ajudar você a proteger o maior bem da sua empresa: sua marca. Cuidamos de todas as etapas do processo de registro junto ao INPI, para você não precise se preocupar com burocracia, prazos etc, mantendo o foco naquilo que sabe fazer melhor: a gestão do seu empreendimento.
Até a próxima!