O Corona vírus afetou diversas áreas, em especial a econômica e social. Com a necessidade do isolamento social e a mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros, a relação entre consumidor e marcas ultrapassou os limites técnicos.
A pandemia é uma novidade, diversas esferas sociais ficaram expostas pela falta de alimento, álcool gel, sabão e até mesmo itens para garantir a sobrevivência de quem fosse infectado pelo vírus, como respiradores e hospitais. A união inesperada de várias marcas auxiliou para contenção do vírus. Além disso, empresas aproveitaram o momento para se reinventar e facilitar a compra e venda de produtos e serviços de forma segura.
O resultado de tais ações é a construção de vínculos afetivos entre a marca e o cliente. Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Croma Insights, em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna, demonstra que empresas que demonstraram humanização em suas ações durante a pandemia, obtiveram maior resultado positivo que as demais.
A importância de uma avaliação positiva de uma marca é a influência que a marca passa a ter nas decisões de compras, pois nesse momento os consumidores buscam além dos produtos ou serviços, mas também cuidado, respeito e humanidade das empresas.
Por fim, as marcas extrapolam os limites comerciais, toda atitude positiva influencia no valor da marca e no crescimento da empresa. As marcas são a vitrine da empresa, e quando associadas a ações positivas, passam a ocupar um espaço preferencial nas escolhas de consumo.