As marcas são protegidas dentro da sua classe, dai surge a importância da classificação. São dividas em quatro categorias diferentes, sendo: marcas de produtos ou serviços, marca de certificação e marcas coletivas. Estão definidas no artigo 123 da lei 9279 /96.
A classificação mais conhecida e utilizada é a produtos ou serviços. Sua designação é bem simples, as marcas de produto são aquelas que ofertam apenas o produto, não englobando sua fabricação ou venda. As marcas de serviço são utilizadas para designar serviços oferecidos pelo proprietário da marca, sejam eles de fabricação, venda, entre outros.
![](https://localhost:8080/55lab/wp-content/uploads/2020/05/download-1-1024x663.png)
![](https://localhost:8080/55lab/wp-content/uploads/2020/05/pechakucha-kit-kat-1-638-e1589488225966.jpg)
Outra classificação presente no dia a dia é a marca de certificação. Utilizada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, quanto a sua qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. É importante ressaltar que o registro somente poderá ser solicitado por pessoa sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou serviço a ser certificado.
![](https://localhost:8080/55lab/wp-content/uploads/2020/05/inmetro.jpg)
A última classificação é a de marcas coletivas, a sua função é identificar produtos ou serviços de uma determinada entidade, como associações, cooperativas, sindicatos, entre outros. Pode ser solicitado por pessoas jurídicas que represente um conjunto de produtores ou prestadores de serviço.
![](https://localhost:8080/55lab/wp-content/uploads/2020/05/unimed.png)
Dessa forma, a classificação visa diferenciar as marcas de acordo com o objeto principal oferecido por elas, garantindo proteção dentro da classe escolhida. Oferece ao consumidor maior clareza sobre o produto ou serviço consumido, se ele está de acordo com normas ou especificações que lhe darão maior segurança e até mesmo se um produto ou serviço pertence a uma entidade que seja de sua preferência.