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4 profissões que você não sabia que precisam de registro de marca

Registrar uma marca traz diversos benefícios, como comprovação de propriedade de bem intangível da empresa, proteção e obtenção do direito de impedir plágios e cópias da sua marca e uso exclusivo da marca no seu ramo de atividade por todo território nacional. Já a falta de registro acarreta problemas que podem causar disputas judiciais. Por isso, para os empreendedores, o registro é indispensável.

Acontece haver muitas profissões populares que, para muitas pessoas, não carecem de registro de marcas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que é um grande equívoco. Neste artigo, trazemos algumas profissões que precisam do registro de marcas, por mais que muitos pensem que não.

Se você exerce uma destas profissões, não se preocupe: no fim do artigo, apresentamos a solução para você.

Clínicas e médicos

O cenário atual mostra que muitos médicos deixam o registro de marca de lado por acharem que não é necessário, uma vez que se trata de uma clínica médica e não de um negócio. Esse pensamento é equivocado por diversos motivos.

Em primeiro lugar, os médicos estudaram medicina para aprender a profissão e ajudar outras pessoas, o que é nobre. Contudo, ao venderem seu tempo e conhecimento em consultas particulares ou por convênios, seus pacientes se tornam clientes e o espaço que utilizam para atender se torna um estabelecimento comercial.

Por esse motivo, tanto o nome do médico quanto o da clínica em que atua precisam ser registrados como marcas, para garantir que ninguém use esses nomes indevidamente. O registro de marca também evita que os pacientes confundam o nome da sua clínica com o de outra, o que poderia resultar em perda de clientes.

Influenciadores 

Atualmente, há muitos influenciadores digitais que ganham a vida por canais no YouTube e redes sociais, expondo suas vidas para o público. Essa exposição acaba sendo uma forma de ganhar dinheiro e, por isso, é crucial registrar seus nomes como marcas.

O registro garante que ninguém use a marca (nome) indevidamente e também facilita a associação do nome do influenciador com outras marcas. Algumas pessoas ainda criam parcerias com grandes marcas para lançar produtos.

Todas essas atividades podem ser realizadas com segurança e garantias, desde que a marca do influenciador seja registrada. E mesmo que o nome seja o próprio nome e sobrenome, é necessário registrá-lo como marca para a categoria de influenciador digital.

Arquitetos e engenheiros

Tanto trabalhando sozinho quanto em escritórios grandes, é fundamental que arquitetos e engenheiros registrem o nome que utilizam como marca. Essa medida é importante para evitar problemas com outras pessoas que possam utilizar uma marca igual ou semelhante para tentar roubar seus clientes.

Imagine um arquiteto ou engenheiro utilizando uma marca semelhante à sua e realizando um trabalho ruim. Isso certamente prejudicaria sua reputação no mercado. Mesmo que você faça um excelente trabalho, muitas pessoas poderão confundir sua marca e acreditar que seu trabalho é de má qualidade, uma vez que há uma marca similar circulando no mercado.

O registro de marca para arquitetos e engenheiros é essencial para proteger sua reputação no mercado e permitir que você construa uma marca forte e confiável, sem cópias ou imitações que possam comprometer seu trabalho.

Bandas e músicos

Não apenas músicas, mas bandas e músicos também precisam registrar seus nomes como marca no INPI. Isso evita problemas legais e disputas intermináveis na justiça. Surpreendentemente, muitos músicos acreditam que não precisam registrar seus nomes, uma vez que usam seus próprios nomes ou nomes artísticos. No entanto, o nome que eles usam para se promover é, na verdade, sua marca e precisa de registro. Isso é importante mesmo que seja um nome próprio.

Várias bandas e músicos já tiveram problemas com a marca no passado, incluindo as cantoras Maiara e Maraísa e a dupla Zé Neto e Cristiano, além de grupos como Legião Urbana, Jojo Maronttinni, Cidade Negra e Natiruts. O registro de marca pode ajudar a evitar esses tipos de problemas e proteger a reputação dos artistas.

Por onde começar?

Antes de requerer seu registro junto ao INPI, é necessário realizar uma consulta para descobrir se sua marca já está sendo utilizada por outra empresa. Somente após essa consulta, é que se dá início ao processo de registro de marcas junto ao INPI para que, assim, você possa ter total certeza de que sua marca estará segura contra plágios e cópias de terceiros.

Faça um Consulta Gratuita da sua Marca antes de registrar no INPI. Descubra por um de nossos consultores qual a probabilidade de aprovação da sua marca ou possíveis acusações de plágio contra você de forma rápida e gratuita.

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